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Mercado Livre - Boas práticas de anúncio
Mercado Livre - Boas práticas de anúncio
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Escrito por Tatyane
Atualizado há mais de uma semana

Se você está procurando uma maneira de vender seus produtos online, o Mercado Livre é uma ótima opção. Com milhões de usuários em todo o mundo, o Mercado Livre oferece uma plataforma fácil e segura para vender seus produtos. Neste artigo, mostremos como criar um novo anúncio no Mercado Livre.

  • Para o Mercado Livre, anúncios que possuem atributos e cadastro de produtos completos em suas informações possuem maior relevância em buscas.

  • A estrutura de categorias do Mercado Livre é bem específica, com uma ramificação bem pontual. Sendo assim, sugere-se organizar a estrutura de categorias da Plataforma/ERP equivalentemente aquela existente no Marketplace.

  • O Mercado Livre não permite apenas uma variação personalizada por produtos. Se a categoria do produto não exige nenhum tipo de variação, pode-se ter apenas uma variação personalizada.

  • O Mercado Livre exige variações em algumas categorias, deve-se validar no Mercado Livre se a categoria que irão trabalhar exige algum tipo de variação e assim garantir que o produto seja enviado para o Zydon Link com a respectiva variação, quando obrigatória, pois o produto não será anunciado caso não possua a estrutura indicada.

1. Títulos do anúncio

Os títulos de anúncio são uma parte importante de qualquer anúncio no Mercado Livre. Eles são a primeira coisa que os compradores veem quando estão procurando por um produto e podem ser a diferença entre um comprador clicar no seu anúncio ou no de um concorrente. Os títulos devem ter:

  • Máximo de Caracteres: 60 caracteres

  • Estrutura: Produto + Marca + Modelo + Algumas especificações

  • Exemplo: iPhone 6S 2gb RAM livre

  • Restrições:

    • Informar telefone, endereço, e-mail

    • Qualquer meio que ofereça negociação fora da plataforma

    • Evitar informações.

2. Descrição do produto

Estruture as informações da forma mais organizada possível, incluindo o que for mais relevante nas primeiras partes da descrição. Acrescente todas as informações que possam interessar para o seu comprador como, por exemplo, mais características do produto que ainda não foram mencionadas, funcionalidades e dados sobre a sua empresa. Você pode elaborar a descrição com base nas perguntas recorrentes que recebe para dar respostas antecipadas e, assim, diminuir o número de perguntas. No final da descrição, sempre se mostre aberto a responder todas as dúvidas que os clientes possam ter.

Certifique-se de que tudo prometido no anúncio corresponde ao que você vende.

Ao terminar, não se esqueça de reler o texto para evitar erros gramaticais ou de digitação. A Descrição precisa ter:

  • Máximo de caracteres: 10.000 caracteres

  • Restrições:

    • Informar telefone, endereço, e-mail

    • Qualquer meio que ofereça negociação fora da plataforma

    • Tags HTML

  • EAN/GTIN: Não é obrigatório, porém é altamente recomendado pelo Marketplace.

  • SKU: Obrigatório.

Importante: Toda configuração padrão de produto, se utilizado do cadastro Sankhya passará a ter essa limitação presente.

Não duplicar informação: É importante não usar pontuação desnecessária, palavras extras como “oferta” ou “promoção” e informações que já constam em outra parte do anúncio, como cor ou tamanho do produto. Duplicar as informações prejudica seu posicionamento.

3. Imagens

Uma foto de qualidade é um dos segredos para o sucesso das suas vendas.

A primeira foto deve ter fundo branco e sem sombras. A segunda foto pode ser do produto em contexto ou em uso para mostrá-lo melhor. É importante que nenhuma foto tenha marcas d’água nem texto. As fotos devem ter:

  • Qualidade mínima: 500x500px - fundo branco;

  • Qualidade máxima: 1200x900px;

  • Quantidade mínima: 1 foto;

  • Quantidade máxima: 10 fotos;

  • Restrições:

    • Marca d'água

    • Logomarca

    • Bordas

    • Banners

    • Textos

4. Preencha a ficha técnica corretamente

A ficha técnica é essencial para impulsionar seus anúncios. Nela, você deve incluir as especificações técnicas do produto, como marca, modelo, tamanho, cor, etc, além do código universal do produto, único para identificar cada um.

Uma ficha técnica completa e precisa ajuda você a se posicionar melhor nos resultados de busca e favorece a exposição do seu anúncio. Além disso, reduz o número de perguntas e torna seu anúncio mais chamativo.

Lembre-se de preencher a ficha com informações reais. Caso você não saiba algum dado, busque-o para se certificar de que seu anúncio tenha todas as informações necessárias e que sejam precisas.

5. Informe o estoque disponível

Deixe claro quantas unidades você possui em estoque para que seus compradores saibam sua disponibilidade.

Se você não tiver estoque ou caso se trate de produtos personalizados, lembre-se de informar corretamente a disponibilidade de estoque para que, antes de concluir a compra, seu comprador saiba quando terá o produto em mãos.

Evite mencionar “perguntar sobre estoque” ou “perguntar disponibilidade” em qualquer parte do seu anúncio, evitando penalidades.

6. Ofereça um preço competitivo

Compare o preço do seu produto com o da sua concorrência e, se puder, ofereça descontos atrativos para ganhar lugar na seção de Ofertas e alcançar mais compradores.

7. Ofereça parcelamento sem juros

A forma de pagamento é determinante na hora de fechar uma venda e um grande atrativo é oferecer parcelamento sem juros. Para isso, opte pelo Anúncio Premium, que não só permite que seus produtos contem com exposição máxima nos resultados de busca, mas você também poderá oferecer parcelamento sem juros com todos os cartões de crédito.

8. Destaque-se com fretes grátis

Oferecendo frete grátis, seus produtos estarão destacados em todos os resultados de busca com o distintivo de Frete grátis e farão parte desse filtro para que mais usuários te encontrem.

9. Revise e publique o seu anúncio

Antes de publicar o seu anúncio, revise todas as informações e certifique-se de que estão corretas. Se estiver tudo certo, clique em "Publicar" e seu anúncio estará disponível no Mercado Livre.

Parabéns, você criou com sucesso um novo anúncio no Mercado Livre! Lembre-se de acompanhar as perguntas e mensagens dos possíveis compradores e boa sorte com suas vendas!

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