Neste artigo será possível aprender a configurar quais colunas ficarão visíveis na tela de “Meus Pedidos” no portal, listando todos os pedidos já realizados. Também é possível definir os diferentes status para acompanhamento e detalhes do pedido que podem ser de interesse do seu cliente.
Localizando a tela
No Navegador Sankhya, na caixa de pesquisa inserir a palavra Meus Pedidos, após localizada, clicar para que a tela seja aberta.
Na tela Meus Pedidos temos sete abas:
Listagem
Status do Pedido
Detalhe do Pedido
Configurações
Relatórios
Listagem de orçamento (deve ativar a opção de orçamento)
Detalhes do orçamento (deve ativar a opção de orçamento)
Abaixo detalhamos cada aba e suas respectivas funcionalidades.
Aba Listagem: Nesta aba se configuram os campos que deverão ficar disponíveis para serem utilizados na tela Meus pedidos.
Aba Listagem em formato detalhe:
Campos
Ordem: Este campo é preenchido de forma automática e vai enumerando a ordem dos campos conforme forem sendo criados na listagem.
Nome do campo: É definido o campo da tabela de cabeçalho (TGFCAB) que será exibido na listagem. Ao clicar em “Selecionar” será exibida a lista dos campos disponíveis da tabela, sejam eles campos nativos ou adicionais, exemplo: número único (NUNOTA), valor da nota (VLRNOTA), entre outros.
Descrição: É o nome do campo que foi selecionado, por default vem o nome padrão assim que se seleciona o campo na listagem da coluna “Nome do Campo”, tendo a possibilidade de alteração desse nome na coluna “Descrição”.
Máscara: Caso o campo escolhido seja do tipo numérico, poderá ser definida uma “máscara” para definir o formato de exibição dos dados. As opções de máscara disponíveis são: “CPF/CNPJ”, “Monetário”, “Telefone”, “Data” e “Data e Hora”.
Tem filtro?: Se marcada esta opção será possível filtrar o campo em sua respectiva coluna no portal.
Campo de pesquisa?: Marca-se esta opção para os campos que serão utilizados como filtro para as pesquisas realizadas na caixa de busca da tela.
Tem ordenação?: Se marcada essa opção será possível ordenar a coluna do campo no portal.
Mobile: É Atualmente efetuado de forma automática.
Exibir Campo de apresentação: para campos do Sankhya OM que possuem um código e um campo de nome, por exemplo: CODVEND, se marcar apenas para exibir na listagem, aparecerá apenas o código do vendedor, mas se marcar mais essa opção, o campo irá apresentar o nome do vendedor ao invés do código.
Exibir listagem: e marcado este campo, o mesmo será apresentado na listagem de colunas do Portal em “Meus pedidos”.
Opções de campo: Fica na parte inferior da tela de listagem e serve para quando um campo inserido for do tipo “lista de opções”, possibilitando que ao clicar no botão “Importar opções do campo” as opções de sua lista sejam importadas e utilizadas também no portal.
Mostrar soma no rodapé da grade: Esta marcação serve para mostrar a soma de valores de campos com máscara do tipo “Monetário”.
Aba Status do Pedido: Nesta aba cadastram-se os STATUS do pedido conforme as movimentações efetuadas no portal, por exemplo:
Quando o pedido é enviado dentro do Sankhya OM: STATUS = ENVIADO
Quando o pedido ainda não está confirmado dentro do Sankhya OM: STATUS = PENDENTE
Quando o cliente utiliza configuração de aprovar pedidos, a qual será explicada posteriormente, e o pedido é aprovado: STATUS = APROVADO, se for negado: STATUS = NEGADO
Quando o pedido é confirmado dentro do Sankhya OM: STATUS = CONFIRMADO
Esses são alguns exemplos podendo o cliente criar quantos status desejar desde que tenha definida a query que irá retornar a resposta dos mesmos, conforme exemplos citados acima segue uma captura de tela para melhor entendimento:
Aba detalhes do Pedido: Nesta aba configuramos os campos que irão apresentar os detalhes de um pedido no portal quando o selecionamos e clicamos na opção “Ver” conforme abaixo:
Conforme abaixo na parte esquerda da tela, serão inseridos e configurados os campos que se deseja para buscar informações do cabeçalho do pedido, estes campos pertencem a TGFCAB, na direita os campos com informações dos itens, estes campos pertencem a TGFITE, em ambos os casos podem ser inseridos campos nativos e também adicionais:
No portal a apresentação é da seguinte forma:
OBSERVAÇÃO: Na parte em que se insere os campos da TGFCAB, não precisa inserir o campo referente ao número único da nota, NUNOTA, pois por ser um campo chave, ao inserir qualquer outro campo e atualizar a tela o campo NUNOTA será apresentado, caso o usuário insira o campo NUNOTA, ao tentar salvar será apresentado erro de PK, pois o mesmo já é existente.
Aba configurações: Nesta aba serão definidas configurações e validações importantes na apresentação do pedido, seguem detalhes dos campos:
Cód. Módulo: Será o código do módulo java inserido no Sankhya que dará acesso a uma personalização específica no portal (Efetuado pelo time implantação)
Classe java: Identificador do Cód. Módulo.
Usa liberação de pedidos: Uma vez feita essa configuração, ao fazer um pedido, o mesmo deverá ser aprovado antes de ser confirmado dentro do Sankhya OM, esses pedidos pendentes de aprovação serão direcionados para o menu “Liberação de pedidos” no Portal do Cliente, após liberado o pedido, o mesmo poderá ser confirmado na central de vendas, seguem detalhes da liberação:
Observação: Para que o menu de liberação de pedidos seja apresentado no portal, além dessa marcação deve-se também marcar no cadastro do parceiro a flag “Utiliza liberação de pedidos”, clique no botão abaixo para ser direcionado a configuração.
Código do Usuário: Se o cliente desejar que um usuário específico faça a aprovação do pedido no portal, deverá inseri-lo neste campo.
Exibe anexo e Anexar documentos: Caso deseje exibir os anexos da nota e/ou permitir que o usuário anexe arquivos, é necessário ligar estas chaves.
Tipo do arquivo: Tem a função de especificar a extensão do arquivo que o parceiro irá anexar no portal.
Exibe Relatórios: Tem a função de exibir os relatórios vinculados na aba “Relatórios”
Campo de busca: Título que aparece na lupa/campo de busca.
Filtros: Query em SQL para filtros personalizados envolvendo principalmente a TGFCAB.
Aba Relatórios: Vincula-se aqui os relatórios formatados desejados para que os clientes visualizem no portal.
Aba Listagem do orçamento: Esta aba, semelhante à de listagem, é para inserir os campos que deverão ser apresentados aos clientes, porém quando se utiliza orçamento ao invés de pedido no Portal.
Aba Detalhes do Orçamento: Esta aba, semelhante à de Detalhes do pedido, serve para incluir os campos que deverão apresentar os detalhes quando se utiliza orçamento e não pedido.