Neste artigo apresentamos o modo de configuração das colunas da tela Novo Pedido.
Localizando a tela
No Navegador Sankhya, na caixa de pesquisa inserir a palavra Novo Pedido, após localizada, clicar para que a tela seja aberta.
No portal na tela Novo pedido as colunas Favorito, Unidade, Valor e Ações são fixas, porém, qualquer outra coluna que deseja exibir para o seu cliente deve ser configurada na aba “Listagem” da tela Novo Pedido, podendo ser inserido a quantidade de colunas necessária, porém somente serão apresentados no portal os que estiverem com a coluna “Exibir na listagem?” ativada(SIM).
Listagem: Nesta aba deverão ser escolhidos os campos referentes às informações dos produtos a serem apresentados para o seu cliente no momento em que for fazer um pedido de compra no portal, essas informações vêm da tabela de produtos (TGFPRO).
Aba Listagem em formato lista:
Aba Listagem em formato detalhe:
Campos da aba Listagem
Ordem: Este campo é preenchido de forma automática e vai enumerando a ordem dos campos conforme forem sendo criados na listagem.
Nome do campo: É definido o campo da tabela de produtos (TGFPRO) que será exibido na listagem. Ao clicar em “Selecionar” será exibida a lista dos campos disponíveis da tabela, sejam eles campos nativos ou adicionais, exemplo: código do produto (CODPROD), descrição do produto (DESCRPROD), entre outros.
Descrição*: É o nome do campo que foi selecionado, por default vem o nome padrão assim que se seleciona o campo na listagem da coluna “Nome do Campo”, tendo a possibilidade de personalizar na coluna/campo “Descrição”.
Máscara: Caso o campo escolhido seja do tipo numérico, poderá ser definida uma máscara para definir o formato de exibição dos dados. As opções de máscara disponíveis são: “CPF/CNPJ”, “Monetário”, “Telefone”, “Data” e “Data e Hora”.
Tem filtro?: Se marcada esta opção será possível filtrar o campo em sua respectiva coluna no portal.
Campo de pesquisa?: Marca-se essa opção para os campos que serão utilizados como filtro para as pesquisas realizadas na caixa de busca da tela.
Tem ordenação?: Se marcada essa opção será possível ordenar a coluna do campo no portal, bastando dar um clique duplo no título da coluna.
Mobile: Não é mais utilizado, por ir automaticamente para o site via Mobile.
Campo Fixo: Para exibir os seguintes dados no “Modo Lista” e “Modo Card” de visualização: “Características”, “Descrição”, “Fornecedor”, “Marca”, “Código” ou “Referência”, esta opção deve ser selecionada. As características do produto são exibidas na tela que surge ao clicar no produto. Já as outras informações são exibidas normalmente na listagem, ao lado da imagem do produto. Caso deseje exibir algum desses dados apenas no modo imagem, basta o campo fixo estar configurado corretamente e a chave ‘Exibir na listagem?’ pode ser desligada, assim, esses dados não serão exibidos no “Modo Lista”.
Exibir Campo na apresentação: para campos do Sankhya OM que possuem, por exemplo, um código e um campo de nome concatenados,por exemplo: CODVEND, se marcar apenas para exibir na listagem, vai aparecer apenas o código do vendedor, porém se marcar esta opção também, o campo irá apresentar o nome do vendedor ao invés do código (Descrição de um código).
Exibir na listagem?: Serão somente apresentados no portal os que estiverem com a coluna ativada/Sim.
Mostrar soma no rodapé: Esta marcação serve para mostrar a soma de valores de campos com máscara do tipo “Monetário”.
Aba filtros obrigatórios: As configurações desta aba servem para adicionar informações que podem influenciar na listagem dos produtos, podendo qualquer item que conste na tabela de cabeçalho de itens (TGFCAB) ser utilizado como filtro obrigatório, essa aba define um filtro que deve ser preenchido antes de mostrar a listagem de produtos.
Aba Filtros Obrigatórios em formato detalhe:
Aba filtros personalizados: Quando o cliente quer fazer um filtro que não temos, o mesmo pode criar a instância e a QUERY do filtro.
Aba Filtros Personalizados em formato detalhe:
Aba configurações: Nesta aba teremos parâmetros importantes para a apresentação dos produtos, como, por exemplo, se vai permitir apresentação de produtos com estoque ou não, se vai validar financeiro em atraso, entre outras configurações.
Aba Configurações em formato detalhe:
Campos da aba configurações
Modelo de nota: Este campo é informativo, com a intenção de apresentar o número único (NUNOTA) do modelo de nota configurado no parâmetro PECMODPED, possibilitando assim que o cliente veja se configurou ou não este modelo.
Número do modelo de nota: Este campo traz o número (NUMNOTA) do modelo de nota configurado no parâmetro PECMODPED quando este é informado.
Validação do modelo de nota: Campo também informativo, válida se o modelo está correto conforme o que o portal exige para pedidos através do portal.
Preço varia conforme quantidade/unidade?: Esta marcação serve para quando o cliente utiliza preços diferentes conforme a quantidade, geralmente atacados e varejos vendem a preços diferentes conforme a quantidade, porém deve-se considerar que essa flag só funciona com personalizações, por exemplo: “Preço dinâmico”.
Salvar carrinho: Esta marcação serve para decidir se no portal, ao colocar produtos no carrinho e não fechar o pedido, este carrinho ficará salvo mesmo que o usuário deslogue.
Horário para envio de pedidos: Caso deseje limitar o horário que o cliente poderá enviar pedidos pelo portal, basta definir o intervalo nos campos ‘Hora fim para envio de pedidos’ e ‘Hora início para envio de pedidos’
Visualizar estoque: Se marcada, o cliente poderá visualizar o estoque disponível do produto no portal.
Visualizar produtos sem saldo: Se marcada, o cliente poderá visualizar os produtos que também não possuem saldo em estoque.
Função para validação de estoque: Utiliza-se este campo ao ter uma personalização para estoque.
Opção de visualização: Esse campo mostra as três possibilidades de visualização que consta no portal, sendo possível selecionar todas as opções simultaneamente. Exemplo dos tipos de visualização:
Tabela
Lista
Card
Cód. Módulo: Este campo é para quando o parceiro Sankhya utiliza alguma personalização feita pela rotina de Módulo Java, aqui se informa o código do módulo criado.
Classe Java: Serve para vincular a classe java responsável pelo código-fonte da personalização.
Oculta valor dos produtos: É necessária uma personalização para ativar a opção no site, quando há personalização e marca-se essa opção o seu cliente não visualizará o valor dos produtos.
Valida valor min. e máx. p/ venda: É necessária uma personalização para ativar a opção no site, quando há personalização e marca-se essa opção será para decidir se o valor mínimo e máximo para venda configurado no cadastro de Tipo de Negociações será considerado na realização de pedidos pelo portal.
Retirar no local: Serve para disponibilizar no portal ao fechar o pedido, a opção “Retirar no Local” na parte referente ao “Endereço de entrega”.
Observação obrigatória: Quando marcado, torna obrigatório para o usuário do portal inserir uma observação antes de concluir o pedido.
Valida títulos financeiros em atraso: Serve para definir se a configuração de financeiro em atraso dentro do Sankhya será também utilizada para os pedidos efetuados no portal.
Habilitar todos descontos promocionais?: Quando marcada, serve para que todos os descontos promocionais vigentes no período de lançamento dos pedidos sejam considerados.
Utiliza agrupamento mínimo?: Se marcada esta opção validará o agrupamento mínimo configurado na tela: Produtos » aba: Medidas e Estoques » sub aba: Estoque » campo: “Agrupamento mínimo”.
Exibe tag de promoções?: Quando marcado irá exibir a tag de promoção para os produtos que possuírem desconto promocional
Campo de busca: Serve para definir o que estará escrito dentro do campo de busca ao se realizar um novo pedido/orçamento.
Campo de observação: Serve para definir o que estará escrito dentro do campo “Observação” ao finalizar um pedido/orçamento.
Envia Orçamento: Se marcado, possibilita ao usuário do portal enviar orçamentos.
Modelo de nota e pedido: Modelo utilizado para geração de orçamento, semelhante à do pedido de venda.
Cód. Módulo: Este campo é para quando o parceiro Sankhya utiliza alguma personalização feita pela rotina de Módulo Java, aqui se informa o código do módulo criado, porém para o orçamento.
Classe java: Complementar do campo anterior, serve para vincular a classe java responsável pelo código-fonte da personalização, também para o orçamento.
Núm. Relatório: Quando se deseja vincular um relatório formatado referente aos produtos para o usuário visualizar no portal, basta colocar o código do relatório neste campo.
Aba Configuração por empresa: Esta tela é para ao ter várias empresas e o CR difere para cada um delas,configura-se o CR por empresa aqui.
Observação: Ao ter várias empresas, a forma de selecionar cada empresa no portal pode ser feito por meio de personalização.
Aba Configuração por empresa em formato detalhe:
Aba Orçamento: Serve para incluir campos quando se utiliza a função de orçamento, esses campos irão aparecer no carrinho de compras, podendo ser qualquer campo da TGFCAB, esta aba será somente apresentada se os parâmetros PECORCAMENTO e PECORCLISTA estiverem ligados.
Aba Orçamento em formato detalhe:
Aba Promoção: Serve para quando se utiliza desconto promocional, e quer usar apenas determinados tipos de descontos promocionais, assim se desmarca a opção “Habilitar todos descontos promocionais?” e informa o número único dos descontos desejados nesta aba.
Aba Promoção em formato detalhe:
Aba Cálculo: Serve para inserir campos que impactam no valor total do pedido, podendo ser qualquer campo da TGFCAB, como, por exemplo, frete, IPI, ST, entre outros.
Aba Cálculo em formato detalhe: