Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesZydon B2BDicas de sucesso
Passo a passo para lançar o seu portal B2B
Passo a passo para lançar o seu portal B2B
Tatyane avatar
Escrito por Tatyane
Atualizado há mais de 11 meses

Finalizei a implantação, e agora?

Olá, amigo! Chegamos ao momento tão aguardado de lançamento do Portal Zydon B2B!

Este é um momento crucial para atingirmos o sucesso naqueles objetivos que te fizeram acreditar no Zydon B2B

Aqui iremos te passar as boas práticas, o caminho das pedras, em uma forma bem simples de 03 passos para atingirmos o sucesso

Passo 1 - Time interno

O engajamento da sua equipe é fundamental nesse momento, é necessário que eles estejam confiantes que o Zydon B2B é uma ferramenta que veio para ajudá-los a vender mais e trabalhar consultivamente deixando os processos operacionais com a tecnologia.

Nesse momento é importante desmistificarmos os medos que são comuns a qualquer mudança.

Principais medos:

  • Perder a comissão: esse medo é muito comum em empresas onde o principal canal de vendas é o representante comercial ou vendedor que realiza as vendas por uma relação direta com o cliente. Nesses casos recomendamos não realizar nenhuma alteração na comissão e esclarecer que a intenção é que o time possa vender mais já que agora não terá mais o trabalho operacional de imputar os pedidos, podendo assim atuar cada vez mais estrategicamente na carteira e explorar novas regiões;

  • Redução de equipes: É normal que alguns colaboradores imaginem que com a automatização do input de pedidos e demandas do financeiro, acontecerá a redução de equipes. Nesses casos precisamos deixar claro que o objetivo de se investir em tecnologias como o Zydon B2B é fazer com que a empresa cresça e que seus colaboradores possam crescer com a possibilidade de atuar consultivamente sem a necessidade de processos operacionais

Passo 02 - Lista VIP

Selecione aqueles 10% de clientes que são verdadeiros parceiros do seu negócio e dê a eles um acesso antecipado ao seu portal, diga a eles que você está evoluindo para melhor atendê-los e que gostaria de convidá-los para serem os primeiros a poder realizar pedidos pela plataforma.

Deixe claro que eles fazem parte de um seleto grupo, de uma lista VIP, que está tendo essa oportunidade em primeira mão. Aqui você pode oferecer um desconto exclusivo por essa lista, um brinde ou produtos especiais. Seja criativo!

Isso fará com que eles se sintam reconhecidos e você terá uma oportunidade de validar o seu novo canal de vendas e ganhar confiança para o próximo passo.

Passo 03 - Faça barulho

Divulgue seu novo portal de vendas antes que seus clientes possam acessá-lo, gere expectativa. Aqui você pode utilizar flayers de divulgação algumas semanas antes do lançamento, e-mail marketing para lembrá-los que a data de lançamento está chegando.

Marque uma data de lançamento e se prepare para apoiar seus clientes para dar os primeiros passos com a nova plataforma. Você pode gerar um desconto ou um brinde exclusivo para que seus clientes façam o primeiro pedido pelo portal.

Checklist de lançamento

  • [  ] Crie uma campanha para engajamento do time interno;

  • [  ] Divulgue a novidade internamente;

  • [  ] Contorne os principais medos (Perder comissão, Corte de equipes);

  • [  ] Selecione os clientes que farão parte da lista Vip;

  • [  ] Divulgue para lista Vip deixando claro que eles são exclusivos e que terão acesso antecipado;

  • [  ] Estabeleça uma data de lançamento para toda carteira;

  • [  ] Inicie a divulgação para toda carteira (E-mails, vídeos, flayers);

  • [  ] Crie uma oferta especial de lançamento (brinde, desconto)

Respondeu à sua pergunta?