Dentro deste artigo você verificará o passo a passo sobre o cadastro de um usuário no Sankhya OM para uso do Portal.
Localizando a tela
No Navegador Sankhya, na caixa de pesquisa inserir a palavra Parceiros, após localizada, clicar para a tela ser aberta.
Na tela Parceiros localizar a aba de Contatos.
Parceiros (Configurações » Cadastros » Parceiros)
Ativando o usuário
Com o parceiro selecionado, na aba, contatos, o contato cadastrado deve estar ativo e o campo “Tipo Contato: ” igual a usuário ou ambos.
Obs: Um mesmo usuário do Portal, pode ser vinculado a vários parceiros.
Após essa manutenção será necessário acessar a tela Usuários.
Localizando a tela
Acessando novamente o Navegador Sankhya na caixa de pesquisa inserir a palavra Usuários, após localizada, clicar para a tela ser aberta.
Tela Usuários
Usuários (Portal do Cliente » Configurações » Geral » Usuários)
Nesta tela cadastram-se os usuários e senhas para cada contato dos parceiros que irão acessar o portal, deve-se informar um e-mail e uma senha para que este usuário possa conectar. Também nesta tela são definidos os acessos aos menus do portal para este contato conforme os seus respectivos parceiros.
Cadastro do usuário e senha:
Importante: O e-mail é uma chave que nunca poderá ser alterada, caso exclua o usuário e reutilize o e-mail para outro, deve-se excluir também do seu banco de dados o usuário.
Definindo acesso aos menus para cada parceiro:
Na segunda parte da tela, deve-se vincular os parceiros em que este usuário irá atuar, podendo ser vários, vale lembrar que também pode-se ter a situação em que vários usuários utilizarão o mesmo parceiro, sendo necessário cadastrar todos os usuários para este parceiro.
Na parte inferior à de configuração de acesso temos as seguintes funcionalidades:
Ponto de entrega: essa aba serve para quando o contato é classificado como “ponto de entrega”, ou seja, ele compra e a mercadoria chega no seu endereço, ao invés de ser o endereço do parceiro ou retirada no local, para maiores detalhes, verificar o tópico de endereços no portal.
Relatórios: Essa aba serve para ser informado um relatório formatado já existente no sistema, na rotina ‘Configurações » Avançado » Relatórios Formatados” para determinado usuário, este relatório ficará visível no portal no menu “Relatórios”, lembrando que para visualizar este menu o usuário deverá ter acesso ao mesmo.
Permissões telas adicionais: Esta tela permite disponibilizar o acesso do usuário aos menus criados através da rotina “Portal do Cliente » Configurações » Construtor de Telas » Construtor de Telas”, deve-se informar aqui código da tela e marcar as opções conforme o desejado.
Após todas essas configurações basta acessar a tela de login do Portal com o usuário e senha que acabou de ser criado, ao abrir o portal terá acesso a todos os menus liberados.
Exemplo de acesso criado:
Exemplo de menus liberados: