Os usuários podem configurar o envio de e-mails transacionais e de marketing diretamente da plataforma Zydon. Eles têm a opção de configurar o envio por SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) ou integrar com o serviço Elastic Email.
Acesso
No menu lateral esquerdo, localize e clique em B2B.
Clique em Personalizar.
Entre na aba 'E-mail'
Há duas configurações disponíveis: SMTP e Elastic Email
SMTP
SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é um protocolo de comunicação usado para enviar e-mails pela internet. Ele é responsável por transferir mensagens de um remetente para um ou mais destinatários através de servidores de e-mail.
Funciona basicamente assim:
O cliente de e-mail (como Outlook, Gmail, ou um sistema próprio) envia a mensagem para um servidor SMTP.
O servidor SMTP processa a mensagem e encaminha para o servidor do destinatário.
O servidor do destinatário armazena a mensagem e a entrega ao usuário final quando ele acessa sua conta.
O que é necessário para ter uma conta SMTP?
Para utilizar um servidor SMTP e enviar e-mails, você precisa de:
Um servidor SMTP – Pode ser um servidor próprio ou um serviço de terceiros, como o Gmail SMTP, SendGrid, Amazon SES, Mailgun, etc.
Credenciais de autenticação – Normalmente, um e-mail e uma senha ou um token de acesso.
Configurações do servidor SMTP, que incluem:
Endereço do servidor SMTP (ex.:
smtp.gmail.com
,smtp.zoho.com
)Porta (geralmente 25, 465, ou 587)
Método de autenticação (normalmente senha ou OAuth)
Criptografia (TLS ou SSL, dependendo do serviço)
Configurando SMTP no Zydon Admin
1. SMTP do Gmail
Servidor SMTP/HOST:
smtp.gmail.com
Portas:
465 (SSL)
587 (TLS)
Usuário: Seu e-mail do Gmail (
seuemail@gmail.com
)Senha: Senha da conta ou senha de aplicativo (caso tenha autenticação de dois fatores)
E-mail do remetente: Seu e-mail do Gmail
Nome do remetente: O nome que deseja exibir
Usar conexão segura: Sim
🔹 Observação: Para usar o Gmail como SMTP, você pode precisar ativar "Acesso a apps menos seguros" ou gerar uma senha de aplicativo na conta Google.
2. SMTP do Outlook (Hotmail, Live, Office 365)
Servidor SMTP/HOST:
smtp.office365.com
(para Office 365) ousmtp-mail.outlook.com
Portas:
587 (TLS)
465 (SSL)
Usuário: Seu e-mail do Outlook/Office 365 (
seuemail@outlook.com
)Senha: Sua senha ou senha de aplicativo
E-mail do remetente: Seu e-mail do Outlook
Nome do remetente: Nome que deseja exibir
Usar conexão segura: Sim
🔹 Observação: Para contas do Office 365, pode ser necessário ativar a autenticação SMTP no painel do Microsoft 365.
3. SMTP do Yahoo Mail
Servidor SMTP:
smtp.mail.yahoo.com
Portas:
465 (SSL)
587 (TLS)
Usuário: Seu e-mail Yahoo (
seuemail@yahoo.com
)Senha: Senha da conta ou senha de aplicativo
E-mail do remetente: Seu e-mail do Yahoo
Nome do remetente: Nome a ser exibido
Usar conexão segura: Sim
🔹 Observação: Yahoo exige a geração de uma senha de aplicativo para uso com SMTP.
4. SMTP do Zoho Mail
Servidor SMTP:
smtp.zoho.com
Portas:
465 (SSL)
587 (TLS)
Usuário: Seu e-mail do Zoho (
seuemail@seudominio.com
)Senha: Senha da conta ou senha de aplicativo
E-mail do remetente: Seu e-mail do Zoho
Nome do remetente: Nome a ser exibido
Usar conexão segura: Sim
🔹 Observação: Zoho exige que o domínio seja verificado para envio de e-mails.
5. SMTP SendGrid (para envios transacionais e em massa)
Servidor SMTP:
smtp.sendgrid.net
Portas:
587 (TLS)
465 (SSL)
Usuário:
apikey
(literalmente essa palavra, caso esteja usando autenticação com API Key)Senha: Sua API Key do SendGrid
E-mail do remetente: E-mail verificado no SendGrid
Nome do remetente: Nome da empresa ou setor
Usar conexão segura: Sim
🔹 Observação: Requer verificação de domínio para envios profissionais.
Resumo das Configurações SMTP Comuns
Serviço | Servidor SMTP | Porta (TLS) | Porta (SSL) | Usuário | Senha/Autenticação |
Gmail |
| 587 | 465 | Seu e-mail do Gmail | Senha ou senha de app |
Outlook |
| 587 | 465 | Seu e-mail Outlook/Office365 | Senha ou senha de app |
Yahoo |
| 587 | 465 | Seu e-mail Yahoo | Senha ou senha de app |
Zoho Mail |
| 587 | 465 | Seu e-mail Zoho | Senha ou senha de app |
SendGrid |
| 587 | 465 |
| API Key |
Elastic Email
O Elastic Email é uma plataforma de envio de e-mails em massa e transacionais, oferecendo serviços para e-mail marketing, automação e API para integração com sistemas.
O que é necessário para ter o Elastic Email?
Conta no Elastic Email – Criada no site oficial.
Domínio autenticado – Para melhorar a entrega dos e-mails, configurando SPF, DKIM e DMARC no DNS.
API Key – Gerada no painel para integrar sistemas e enviar e-mails.
Public Account ID – Identificador da conta usado em algumas integrações.
E-mail do Remetente – Precisa ser validado dentro do Elastic Email para enviar mensagens.
Configurando Elastic email no Zydon Admin
Para configurar o Elastic Email no admin, você precisa de três informações principais: API Key, Public Account ID e E-mail do Remetente. Aqui está onde encontrá-las:
1. API Key (Chave de API)
Onde encontrar?
Acesse o painel do Elastic Email (https://elasticemail.com/).
Vá até Configurações > SMTP & API.
Na seção de API Keys, copie uma chave existente ou clique em "Gerar Nova API Key" para criar uma nova.
Defina as permissões necessárias e salve a chave gerada.
Onde usar?
Essa chave será usada no campo "API Key" ao configurar o Elastic Email no admin.
2. Public Account ID (ID Público da Conta)
Onde encontrar?
No painel do Elastic Email, vá até Configurações > Conta.
O Public Account ID estará visível nessa seção.
Copie o valor para utilizar na sua configuração.
Onde usar?
Será usado no campo "Public Account ID" ao configurar o Elastic Email no admin.
3. E-mail do Remetente
Onde encontrar?
No painel do Elastic Email, vá até Configurações > Domínios.
Verifique um domínio já autenticado ou adicione um novo.
O e-mail do remetente precisa pertencer a um domínio validado (ex.:
noreply@seudominio.com
).Copie e use esse e-mail na configuração.
Onde usar?
Esse e-mail será usado como remetente das mensagens enviadas pela sua plataforma.
Resumo das Informações e Onde Encontrá-las
Informação | Onde encontrar? | Onde usar? |
API Key | Configurações > SMTP & API | No campo de senha da configuração |
Public Account ID | Configurações > Conta | Em algumas integrações e APIs |
E-mail do Remetente | Configurações > Domínios | No campo "E-mail do remetente" |
Se precisar de mais informações, entre em contato com o suporte Zydon por meio do chat disponível no Admin Zydon Estamos à disposição para ajudar!