Através desse artigo será possível aprender como criar campos que seja do seu interesse para facilitar ao fim da compra realizada.
Acessando o portal
Para iniciar a configuração você deve primeiro entrar no Sankhya OM e acessar a tela Zydon B2B. No Navegador Sankhya, na caixa de pesquisa inserir a palavra Zydon B2B, após localizada, clicar para a tela ser aberta.
Tela Zydon B2B
Zydon B2B » Zydon B2B
ID: br.com.zydon.b2b.config.portal
Após abrir a tela clique na lupa para localizar o portal, em seguida clique no portal desejado para expandir os detalhes.
Quando seu portal for selecionado localize a aba Novo pedido, na aba selecione o tipo de perfil que deseja efetuar a manutenção, nesse exemplo utilizaremos o perfil Parceiro.
No perfil selecionado localizaremos a sub-aba Checkout onde localiza a informação de onde consta o formulário do checkout.
Após localizar a informação você deve seguir para sub-aba Formulários e localizar o formulário que deseja editar.
Localizando seu formulário dê um duplo clique e após a expansão da tela conseguimos visualizar na sub-aba Geral que esse formulário está ativo e sendo usado para checkout.
Seguindo entre a sub-abas é necessário se direcionar a sub-aba Campos, pois nela você adicionará os campos de interesse e uso no checkout, para adicionar um campo clique no símbolo +.
Após clicar em adicionar será aberta uma opção para adição de campo em branco.
Abaixo seguem detalhes de como preencher essa tela.
Ativo: deixar selecionado para que o campo aparece na sua tela;
Tipo: nesse exemplo selecionaremos o menu suspenso para que ele apareça na minha tela de checkout para selecionar;
Ordem: é o local que seu campo será exibido, nesse caso deixaremos na posição dois;
Título: é o texto que aparecerá ao seu parceiro, pois estamos efetuando a manutenção nesse perfil;
Sub-aba Geral
Requerido: se será um campo obrigatório;
Lista de opções
Tipo de opções: nesse campo temos a opção tabela que quando selecionada é efetuado a busca dessa informação no seu ERP, ou Manual que é quando digitamos na sub-aba Opções os dados que desejamos que nosso cliente selecione;
Tabela: Tabela criada no passo a passo abaixo cód. encontrado na sub-aba geral;
Campo chave: O passo a passo segue abaixo na opção de tabela;
Campo descrição: O passo a passo segue abaixo na opção de tabela;
Sub-aba Opções
Valor: deve ser um código válido dentro do ERP, como exemplo, nesse caso se fosse para inserir a informação a parte pegaria o código de vendedor que desejo inserir;
Descrição: o texto que aparecerá para o meu parceiro;
Aba Tabelas
Normalmente tudo que se faz no seu B2B é utilizado uma tabela, agora ensinaremos como criar uma tabela de vendedores.
Nome: inserir o nome de uso a sua tabela
Ativo: quando selecionado essa tabela fica apta a uso;
Sub-aba Geral
Instância: é tabela onde essa informação será puxada no seu ERP, nesse caso estamos utilizando a TGFVEN;
Filtro: nesse box é possível você desenvolver a Query para possuir filtros dentro do seu campo no portal e nesse caso só puxar as informações que deseja (Obs.: esse filtro não há necessidade de uso do select, from e where);
Tabela para campo chave
Sub-aba Campos
Para criar um novo campo que será necessário para ser utilizado campo chave e campo descrição, devemos seguir esses passos.
Descrição: Nome que será visualizado por você no sistema;
Sub-aba Geral
Campo: trata-se de um campo no Sankhya, nesse caso vamos utilizar o CODVEND;
Ordem: posição que será localizado;
Tipo: Nesse caso optamos pelo Inteiro por se tratar de um código;
Apresentação: Padrão, por se tratar de um código;
Tabela para campo descrição
Sub-aba Campos
Para criar um novo campo que será necessário para ser utilizado campo chave e campo descrição, devemos seguir esses passos.
Descrição: Nome que será visualizado por você no sistema;
Sub-aba Geral
Campo: trata-se de um campo no Sankhya, nesse caso vamos utilizar o TGFVEN (Apelido);
Ordem: posição que será localizado;
Tipo: Nesse caso optamos por texto por ser uma descrição;
Apresentação: Padrão;
Após todas as manutenções efetuadas e salvas seu portal puxará o campo desejado como demonstrado no vídeo.
Criar regra de persistência
Após todas as manutenções é necessário criar a regra de persistência na aba Novo pedido sub-aba Campos de persistência.
Campo: será preenchido com o CODVEND da tabela TGFCAB;
Origem: Formulário Checkout;
Formulário: deve ser selecionado o formulário de informações;
Campo de formulário: trata-se do código de vendedor;
Salvar essa manutenção, após essas configurações quando a sua venda for finalizada o seu vendedor aparecerá na nota de venda.
Conclusão
Finalizamos mais um caso de dúvida, mas se persistir alguma dúvida entre em contato por gentileza.