São raras as pessoas que vão para a segunda página do Google para encontrar o resultado esperado. Esse é o principal argumento para começar a fazer SEO.
Atuar em estratégias direcionadas aos motores de busca é a maneira mais assertiva de posicionar o seu e-commerce no topo do buscador. Mas o que é "éss-i-ou", afinal? Search Engine Optimization - resumido pela sigla SEO - é o conjunto de estratégias de otimização cujo objetivo é posicionar um site organicamente.
Por conta da eficiência e perenidade de seus resultados, trata-se de uma excelente estratégia para lojas virtuais, fazendo com que o domínio se sobressaia perante os concorrentes na eterna corrida pelos primeiros resultados no Google. Mas como fazer SEO para e-commerce no meu site? Para entender como aplicar as otimizações em seu site, vale conhecer 3 aspectos: o que o Google diz, como ele funciona e o que devemos fazer a partir disso.
Saiba mais a seguir!
O que o Google diz: a fórmula para ter sucesso
O Google oferece três pontos como fórmula para quem deseja se posicionar com resultados orgânicos sem depender de anúncios pagos para receber tráfego. São eles:
Otimizações técnicas;
Otimizações de conteúdo;
Popularidade (autoridade).
É como se o buscador afirmasse: para que seu domínio tenha uma boa performance comigo, ele precisa ser bom tecnicamente, ter um conteúdo de qualidade e ter popularidade - e é justamente nesses três pontos que o SEO atua.
Como o Google funciona?
Compreender como o Google funciona é importante para entender a essência do SEO - afinal, é conhecendo o Google que podemos trabalhar de modo assertivo.
Seu funcionamento consiste nas seguintes etapas:
Rastreio
Nessa etapa, o crawler - robozinho do Google - abre o site e desbrava toda a parte técnica: CSS, Java Script, HTML, velocidade, estrutura do servidor etc.
Ao mesmo tempo que analisa a parte técnica, o algoritmo escaneia também a parte de conteúdo: textos, vídeos, imagens, autenticidade do conteúdo, palavras-chave, campo semântico.
Isso significa que a autenticidade de um site é verificada por um programa, que entra no site, rastreia e audita toda a parte técnica e de conteúdo.
Indexação
Após o site ser rastreado, é momento do crawler armazenar as informações identificadas.
Esse processo, conhecido como indexação, é o responsável por organizar todos os conteúdos existentes na internet em diferentes nichos, separando-os e etiquetando-os de acordo com suas keywords para que sejam facilmente encontrados em diferentes intenções de busca do usuário.
Classificação / ranqueamento
Após rastrear e indexar o site, ele precisa classificar o resultado de 1 a 10. Para isso, ele considera dois parâmetros:
Relevância: estrutura, acessibilidade, autenticidade de conteúdo, tamanho da imagem, velocidade do servidor são fatores considerados parte de um site relevante. Considerando isso, o Google atribui uma nota de 0 a 10 para a relevância.
Autoridade: esse item se trata da popularidade do site dentro da rede. Se um site é tão bom a ponto de ser bem avaliado, bem falado nas redes sociais, tiver várias menções, compartilhamentos e, especialmente, backlinks, o Google irá considerá-lo com boa popularidade - inferindo que novos usuários irão gostar de acessá-lo e posicionando-o na SERP.
Como trabalhar SEO para e-commerce no meu site: atuando nos Três Pilares
O SEO é sustentado por três pilares: on page, off page e UX. Conheça cada um deles:
SEO On Page: todas as estratégias de otimização a serem aplicadas dentro de um site são consideradas de nível On Page. São elas: imagens, vídeos, textos, enfim, tudo que é útil ao usuário.
SEO Off Page: a reputação do site online entra como otimização de nível Off Page. São estratégias a serem reforçadas fora das páginas do site, como é o caso da construção de links - conhecida como link building.
UX (User Experience): a Experiência do Usuário compreende aspectos variados, que vão desde o universo On Page e Off Page a tudo o que envolve a satisfação do usuário.
Palavras-chave para e-commerce
Considerando todo o processo de funcionalidade do Google, percebemos que há muito que gira em torno das palavras-chave. São elas as responsáveis por entregar ao usuário o resultado de acordo com o termo que ele utiliza em cada busca.
Com uma pesquisa de palavras-chave avançada, é possível determinar quais são os termos mais relevantes ao nicho, com assertividade para superar os concorrentes. Para escolher, entretanto, é essencial considerar os seguintes pontos:
Tipo da keyword: existem, basicamente, três tipos de keywords: navegacional, informacional e transacional. Cada uma corresponde a uma intenção de busca.
Volume de buscas: essa métrica representa quantas buscas são feitas por mês utilizando tal palavra-chave. Isso afere a popularidade da keywords.
Dificuldade da keyword: a métrica demonstra o quão difícil é posicionar para tal keyword. É relativo ao volume de buscas e concorrência.
Planejamento: usar um planejamento é essencial para escolher quais termos reforçar e quais evitar.
Concorrentes: a disputa pelo topo
Trabalhar um bom SEO no seu site depende também de uma análise completa dos concorrentes. Para isso, o passo a passo é:
Identificar os tipos de concorrentes: quem são seus concorrentes diretos e indiretos? Esses dados precisam ser levantados para trabalhar estratégias mais assertivas, afinal, são eles que impedem que você posicione as keywords mais relevantes para seu e-commerce.
Mapear concorrentes: mapear tráfego, quantidade de palavras-chave e o volume de crescimento. Somente a partir disso é possível traçar metas coerentes.
Diagnosticar GAP de keywords: após mapear os concorrentes, o próximo passo é encontrar o intervalo de conteúdo entre seu site e o deles. Em quais keywords eles estão à sua frente?
Planejamento: a partir das etapas anteriores, escolha quais keywords deseja posicionar, quais quer competir e entenda em quais seu site já está posicionado.
Categorização em marketplaces e marcas em e-commerce
Quando falamos em atingir as primeiras posições nas buscas dos marketplaces, a categorização ganha protagonismo. Afinal, como o cliente encontrará o seu produto se ele estiver classificado de forma incorreta?
Mas não é apenas o comportamento do consumidor que sofre influência da categorização, os mecanismos de busca dos canais de venda também utilizam a categoria como critério para mostrar os melhores resultados ao usuário.
No Mercado Livre, por exemplo, que é um referência no segmento de marketplaces, a categorização correta dos produtos é um dos requisitos para o desempenho do anúncio.
Categorizar corretamente faz parte dos itens que compõe a lista de boas práticas do Meli e impacta diretamente no seu posicionamento nas buscas.
O SEO também pode apresentar otimizações nas seções de produtos e marcas do seu site de e-commerce. Há possibilidades como:
Conteúdo das categorias: as categorias do site devem apresentar conteúdo relevante ao usuário, que reforcem a keyword principal e seu campo semântico (LSI).
Imagens: na internet, as imagens são artifícios poderosos para finalizar uma venda.
Links internos: links internos para outras páginas do site ajudam no aumento de páginas por sessão, no rastreio do crawler e na experiência do usuário.
Titles e descriptions: esses fatores contribuem para o valor de CTR, ou seja, Click Through Rate.
Conteúdo dos produtos no SEO para e-commerce e marketplaces
Dentro das categorias e marcas, há o elemento principal de uma loja virtual: o produto. De pouco adianta querer fazer um SEO para e-commerce avançado deixando de lado a essência do e-commerce.
Pensando na jornada do consumidor, quanto mais conteúdo útil relevante ao seu usuário seu produto tiver, maiores são as chances de se posicionar e, claro, converter.
Visto isso, o cadastro do produto deve conter:
Imagens: o principal recurso para vender um produto na internet é, sem dúvida, a imagem - afinal, o consumidor precisa ver a aparência e os detalhes do produto. A nível de SEO, essas imagens precisam estar otimizadas, isto é, ser leves. As imagens pesadas demoram para carregar e consomem kb do Crawl Budget.
Descrição original: fazer uma descrição autêntica aumenta as chances de posicionar seu produto. Por isso, não use o mesmo conteúdo que o seu concorrente ou distribuidor. Caso utilize o conteúdo do fornecedor, aprimore-o, acrescente informações. O Google ama conteúdo original e relevante!
Categoria correta: nas marketplaces, categorizar o produto de forma correta é um dos pontos mais importantes para o posicionamento nas buscas.
Vídeos: os vídeos são ótimos para apresentar mais detalhes sobre o produto e evitar pontos de fuga.
Links internos: além de facilitar o rastreio do crawl budget, os links internos para produtos relacionados podem otimizar a experiência de compra.
Backlinks
O termo "backlink" enche de brilho os olhos de quem busca por autoridade no Google. Mas o que poucos sabem é que existem algumas orientações para que uma boa prática de SEO não tenha efeito reverso:
Não faça black hat: um comportamento mal intencionado apresenta grande chance de ser penalizado pelo Google.
Conheça mais fatores SEO: backlinks não são os principais fatores para se posicionar. Existem mais de duzentos fatores para aumentar a relevância e autoridade do seu site.
Não compre backlinks: o Google conhece quem são os sites que vendem backlinks. Se seu domínio aparecer em um link por lá, será mal visto pelo buscador.
Trabalhe o link juice: o Link Juice distribui em seu site a autoridade de maneira apropriada.
Como o SEO na rotina interna do E-Commerce
Deixamos algumas dicas que podem ajudar a incorporar o SEO para e-commerce no dia a dia da sua empresa:
Não deixe páginas 4xx: os códigos 4xx representam falhas no seu site, impactando negativamente em dois pilares do SEO: UX e On Page. Para evitar essa situação, faça redirecionamentos de produtos, categorias e marcas fora de estoque, evitando links desatualizados.
Aproveite o canal social: utilize as redes sociais a seu favor: Facebook, Instagram etc. Opiniões se dividem, porém as redes sociais influenciam, SIM, no SEO.
Foque nos produtos: depois de realizar um bom cadastro de produto, é momento de cuidar continuamente das informações. Imagens, conteúdo textual, vídeos, links etc.
Tenha resiliência: o SEO é um trabalho de longo prazo. Saiba investir tempo de qualidade para o trabalho.
Uma longa caminhada começa com o primeiro passo
São raras as pessoas que vão para a segunda página do Google para encontrar o resultado esperado. Esse é o principal argumento para começar a fazer SEO.
Atuar em estratégias direcionadas aos motores de busca é a maneira mais assertiva de posicionar o seu e-commerce no topo do buscador.
Vale ressaltar que o SEO é um trabalho de longo prazo, que apresenta resultados perenes. Mas como diria o pensador Lao-Tsé, “uma longa caminhada começa com o primeiro passo”.