Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesZydon B2BDúvidas frequentes
Como criar um filtro na listagem de produtos?
Como criar um filtro na listagem de produtos?
Tatyane avatar
Escrito por Tatyane
Atualizado há mais de 11 meses

Introdução

Através desse artigo aprenderemos a criar filtros na listagem de produtos, dessa forma facilitando a pesquisa do seu parceiro ou vendedor.

Como criar um filtro?

Apresentaremos a configuração de filtro por marca como exemplo abaixo, informamos ser necessário saber sobre código Query para criar seus filtros no portal.

Acessando o portal

Para iniciar a criação do filtro, você deve primeiro entrar no Sankhya OM e acessar a tela Zydon B2B.

No Navegador Sankhya, na caixa de pesquisa inserir a palavra Zydon B2B, após localizada, clicar para a tela ser aberta.

Tela Zydon B2B

Zydon B2B » Zydon B2B

ID: br.com.zydon.b2b.config.portal

Após abrir a tela clique na lupa para localizar o portal, em seguida clique no portal desejado para expandir os detalhes.

  1. Formulários

Com a tela aberta localize a aba Formulários, pois para criar seu filtro que se trata de um campo é necessário criar o formulário para essa manutenção ser possível.

Utilizaremos como exemplo um formulário já criado de Filtro produtos, a primeira necessidade de um formulário é seu título de uso interno para que futuramente você consiga localizar o filtro criado.

Seu próximo passo será na sub-aba Geral ativar o formulário e definir como ele será utilizado. As opções de formulários existentes a serem usados são:

  • Solicitação de acesso;

  • Formulário de pré-pedido;

  • Sub-formulário;

  • Filtro obrigatório;

  • Formulário padrão;

  • Formulário público;

  • Calculadora de produto;

  • Checkout;

  • Parâmetro de ação/ dashboard/ relatório;

  • Filtro de tabela;

Selecionaremos a Filtro de tabela porque quando aplicarmos o filtro será utilizado na tabela vinculada a sua Lista de Produtos, após essa manutenção é necessário que o seu formulário seja salvo.

Após essa manutenção devemos seguir para a sub-aba Campos.

Para que seu formulário funcione corretamente é necessário ativar a parte de campos.

Seguindo as manutenções é necessário selecionar um tipo, abaixo demonstraremos as opções:

  • Descrição;

  • Data e hora;

  • Data;

  • Endereço;

  • Hora;

  • Intervalo de data;

  • Imagem;

  • Menu suspenso;

  • Número decimal;

  • Número inteiro;

  • Pesquisa;

  • Sub-formulário;

  • Seleção múltipla;

  • Seleção de única opção;

  • Sim/ Não;

  • Texto curto;

  • Texto longo;

  • Anexo;

  • Contador;

Como se trata de uma pesquisa por marca de produto é importante sabermos qual o seu tipo dentro do Sankhya, nesse caso se trata de um texto curto.

A Ordem é definida conforme a sua necessidade, para esse formulário em específico a ordem não é tão importante por se tratar de um campo único, mas caso você crie outros formulários é sempre necessário verificar a ordem necessário de todos os seus campos.

O Título é a descrição do campo criado, nesse caso utilizaremos a Marca, como demonstrado no campo abaixo.

Após essa configuração é necessário salvar as seleções, dessa forma seu filtro está criado.

  1. Tabelas

Após a criação de seu filtro é necessário vinculá-lo a uma tabela, nesse caso o próximo passo é seguir para a aba Tabelas.

Como estamos configurando um filtro para a tabela de produtos parceiro é necessário que a gente localize a tabela correspondente, que nesse caso se trata da tabela Novo Pedido - Parceiro - Produtos.

Após clicar na tabela que deseja aplicar o seu filtro é necessário na sub-aba Geral no campo Formulário (Filtro) localizar o formulário que você criou e ele ser vinculado a tabela selecionada.

Através da lupa você consegue localizar todos os formulários que podem ter relação com essa tabela.

Caso você possua vários formulários criados é possível pegar o código de seu formulário na sub-aba formulários dentro do campo Cód. Formulário, dessa forma facilitará a seleção correta.

Insira o código localizado e pressione o botão Enter ou Tab.

Após essa manutenção ser efetuada e salva seu filtro estará disponível no seu portal.

Apesar do filtro já constar no seu portal não trouxe a listagem de produtos por falta do vínculo que deve ser criado através da Query que é informada dentro do campo Filtro, nesse caso é necessário ter o conhecimento de como criar essa Query.

Após a Query ser inserida, o seu filtro estará apto para uso.

Conclusão

Através do seu campo de Filtros você facilitará o uso do seu parceiro ou vendedor, lembrando que se faz necessário o conhecimento de Query para ser finalizada a configuração de uma forma correta.

Respondeu à sua pergunta?