Passar para o conteúdo principal
Como criar um filtro na listagem de produtos?
Zoe avatar
Escrito por Zoe
Atualizado há mais de um ano

Introdução

Através desse artigo aprenderemos a criar filtros na listagem de produtos, dessa forma facilitando a pesquisa do seu parceiro ou vendedor.

Como criar um filtro?

Apresentaremos a configuração de filtro por marca como exemplo abaixo, informamos ser necessário saber sobre código Query para criar seus filtros no portal.

Acessando o portal

Para iniciar a criação do filtro, você deve primeiro entrar no Sankhya OM e acessar a tela Zydon B2B.

No Navegador Sankhya, na caixa de pesquisa inserir a palavra Zydon B2B, após localizada, clicar para a tela ser aberta.

Tela Zydon B2B

Zydon B2B » Zydon B2B

ID: br.com.zydon.b2b.config.portal

Após abrir a tela clique na lupa para localizar o portal, em seguida clique no portal desejado para expandir os detalhes.

  1. Formulários

Com a tela aberta localize a aba Formulários, pois para criar seu filtro que se trata de um campo é necessário criar o formulário para essa manutenção ser possível.

Utilizaremos como exemplo um formulário já criado de Filtro produtos, a primeira necessidade de um formulário é seu título de uso interno para que futuramente você consiga localizar o filtro criado.

Seu próximo passo será na sub-aba Geral ativar o formulário e definir como ele será utilizado. As opções de formulários existentes a serem usados são:

  • Solicitação de acesso;

  • Formulário de pré-pedido;

  • Sub-formulário;

  • Filtro obrigatório;

  • Formulário padrão;

  • Formulário público;

  • Calculadora de produto;

  • Checkout;

  • Parâmetro de ação/ dashboard/ relatório;

  • Filtro de tabela;

Selecionaremos a Filtro de tabela porque quando aplicarmos o filtro será utilizado na tabela vinculada a sua Lista de Produtos, após essa manutenção é necessário que o seu formulário seja salvo.

Após essa manutenção devemos seguir para a sub-aba Campos.

Para que seu formulário funcione corretamente é necessário ativar a parte de campos.

Seguindo as manutenções é necessário selecionar um tipo, abaixo demonstraremos as opções:

  • Descrição;

  • Data e hora;

  • Data;

  • Endereço;

  • Hora;

  • Intervalo de data;

  • Imagem;

  • Menu suspenso;

  • Número decimal;

  • Número inteiro;

  • Pesquisa;

  • Sub-formulário;

  • Seleção múltipla;

  • Seleção de única opção;

  • Sim/ Não;

  • Texto curto;

  • Texto longo;

  • Anexo;

  • Contador;

Como se trata de uma pesquisa por marca de produto é importante sabermos qual o seu tipo dentro do Sankhya, nesse caso se trata de um texto curto.

A Ordem é definida conforme a sua necessidade, para esse formulário em específico a ordem não é tão importante por se tratar de um campo único, mas caso você crie outros formulários é sempre necessário verificar a ordem necessário de todos os seus campos.

O Título é a descrição do campo criado, nesse caso utilizaremos a Marca, como demonstrado no campo abaixo.

Após essa configuração é necessário salvar as seleções, dessa forma seu filtro está criado.

  1. Tabelas

Após a criação de seu filtro é necessário vinculá-lo a uma tabela, nesse caso o próximo passo é seguir para a aba Tabelas.

Como estamos configurando um filtro para a tabela de produtos parceiro é necessário que a gente localize a tabela correspondente, que nesse caso se trata da tabela Novo Pedido - Parceiro - Produtos.

Após clicar na tabela que deseja aplicar o seu filtro é necessário na sub-aba Geral no campo Formulário (Filtro) localizar o formulário que você criou e ele ser vinculado a tabela selecionada.

Através da lupa você consegue localizar todos os formulários que podem ter relação com essa tabela.

Caso você possua vários formulários criados é possível pegar o código de seu formulário na sub-aba formulários dentro do campo Cód. Formulário, dessa forma facilitará a seleção correta.

Insira o código localizado e pressione o botão Enter ou Tab.

Após essa manutenção ser efetuada e salva seu filtro estará disponível no seu portal.

Apesar do filtro já constar no seu portal não trouxe a listagem de produtos por falta do vínculo que deve ser criado através da Query que é informada dentro do campo Filtro, nesse caso é necessário ter o conhecimento de como criar essa Query.

Após a Query ser inserida, o seu filtro estará apto para uso.

Conclusão

Através do seu campo de Filtros você facilitará o uso do seu parceiro ou vendedor, lembrando que se faz necessário o conhecimento de Query para ser finalizada a configuração de uma forma correta.

Respondeu à sua pergunta?