Como configurar as safras?

Safras (Farm - Gestão Agrícola » Rotinas » Safras)

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Escrito por Tatyane
Atualizado há mais de uma semana

Recurso para visualizar os dados das safras em progresso e finalizadas. É possível acompanhar as atividades planejadas e realizadas das safras por etapa e por atividades. Também é possível iniciar safras sem planejamento nessa tela, sendo necessário apenas os dados descritivos da safra, as atividades serão incluídas individualmente.Utilizando o wizard onde usuário pode ser direcionado para a tela de para planejar as atividades e executar as mesmas.

Localizando a tela

No Navegador Sankhya, na caixa de pesquisa inserir Safras, após localizada clicar para a tela ser aberta.

Após localizar a tela clicar em +.

Após clicar no botão em questão serão fornecidos os campos para inserir os dados.

Campos

  • Nome: Defina o nome da Safra;

  • Ano Agrícola: Seleciono o Ano Agrícola, caso ele não esteja cadastrado efetue o cadastro na tela Ano Agrícola;

Aba Geral

Campos

  • Complexo: Selecione o complexo, caso ele não exista cadastre em Propriedades Agrícolas;

  • Cultura: Selecione a Cultura, caso ela não exista efetue o cadastro na tela Culturas;

  • Tipo de Safra: Selecione o Tipo de Safra, caso ela não esteja cadastrada efetue o cadastro na tela Tipos de Safra;

  • Data inicial: Selecione a data inicial;

  • Data final: Selecione a data final;

  • Status: Defina o status conforme abaixo:

  • Projeto: Selecione o projeto, caso não esteja cadastro acesse a tela Ano Agrícola e efetue o cadastro;

  • Grupo de Projeto: Selecione o grupo de projeto, caso não esteja cadastro acesse a tela Ano Agrícola e efetue o cadastro;

Aba áreas

Campos

  • Fazenda: Informa a fazenda onde o talhão está alocado;

  • Talhão: Informar o talhão das respectivas fazendas;

  • Área (ha): Tamanho da área da fazenda;

  • Projeto: Campo informando o número do projeto da área;

  • Cultivar: Vincular cultivar que será plantada na área;

O botão importar áreas será utilizado para facilitar na importação de várias áreas correspondentes a fazendas.

Ao clicar sobre “Importar áreas” vai ser aberto o wizard para que você selecione a Fazenda, após a seleção clique em Avançar para seleção de Talhões, definir o Total área (ha) e clicar em Importar talhões.

Aba Atividades

Sub-aba Geral

Campos

  • Tipo de Atividade: Selecione o tipo de atividade cadastro na tela Tipo de Atividades;

  • Data estimada de início: Defina a data;

  • Data estimada de fim: Defina a data;

  • Etapa: Selecione a etapa conforme a disponibilidade no quadro Agrícola;

  • Estadio Fenológico: Selecione o estádio fenológico;

Sub-aba Áreas

Seleciona as áreas da atividade planejada, caso não esteja cadastrada esse cadastro é efetuado na tela Propriedades Agrícolas.

Campos

  • Planejado:

  • Fazenda: Selecione a fazenda;

  • Talhão: Selecione o talhão;

  • Área (ha): Defina a área;

  • Meta de produtividade (un/ha): Defina a meta de produtividade;

Sub-aba Equipe

Seleciona a Equipe para a atividade planejada, caso não tenha efetuado o cadastro ele é efetuado através da tela Equipe.

Campos

  • Equipe: Selecione a equipe;

  • Membro Equipe: Selecione o membro equipe;

Sub-aba Insumos

Selecione o insumo para a atividade planejada, caso não tenha efetuado o cadastro ele é efetuado através da tela Produtos.

  • Produto: Insumo a ser selecionado;

  • Unidade: Unidade utilizada para o produto;

Sub-aba Maquinário

Selecione a máquina para a atividade planejada, caso não tenha efetuado o cadastro ele é efetuado através da tela Veículos.

Botão + Criar Apontamento

Quando uma Atividade está com o Status Pendente ou em Andamento é necessário criar apontamentos para que ela seja concluída, pois numa atividade é possível ter mais de uma etapa para que ela seja concluída.

Após clicar no botão é aberta a tela abaixo, nessa tela você clicará em Adicionar áreas.

Após clicar no botão será apresentado em Áreas disponíveis a fazenda com os talhões que a compõem e o tamanho da área, nele você deve selecionar a área desejada.

Após selecionar a área desejada você deve inserir a quantidade de área desejada no Total área (ha) disponível, clicar novamente em Adicionar áreas, após essa manutenção a área será direcionada para Áreas adicionadas e no Total área (ha) adicionada é informado a quantidade total de áreas que constam nesse campo, quando todo o espaço necessário tenha sido selecionado clique em próximo.

Na próxima tela você inserirá as equipes do seu interesse que estão disponíveis para a conclusão desse apontamento.

Em Equipes disponíveis selecione os times do seu interesse, na parte de Equipes insira a Data e horário inicial e Data e horário final, clique em Adicionar membros.

Após a manutenção o time selecionado será mostrado novamente em Equipes adicionadas, após selecionar todos os membros clique em próximo.

Na próxima tela será incluído os Insumos.

Pesquise o Produto a ser inserido.

Insira o Controle, a Quantidade e clique em Adicionar insumo.

Após essa manutenção o produto será apresentado em Insumos adicionados, clique em próximo.

Na próxima tela você selecionará o Maquinário e o Implemento caso seja necessário para a manutenção.

Maquinário

  • Máquina: Selecione a máquina;

  • Data e horário inicial: Insira a data e horário iniciado;

  • Data e horário final: Insira a data e horário finalizado;

  • Horímetro / Hodômetro inicial: Insira o dado inicial;

  • Horímetro / Hodômetro final: Insira o dado final;

Implemento

  • Implemento: Selecione o implemento a ser utilizado;

  • Total Horas: Insira o total de horas a utilizar o implemento;

Depois clique em Salvar.

Após o apontamento ser concluído deve-se lançar a requisição através do botão.

Insira o Modelo de Nota e o Local e clique em confirmar.

A requisição dará baixa no estoque e registrará a entrada da nota no Farm, após todos os apontamentos concluídos a atividade alterará o Status para Concluído.

Botão Planejar Atividade

Para criar atividade ela deve ser efetuada através do botão no topo da página.

Após a tela aberta você deve selecionar o Tipo de Atividade.

Clicando na lupa no Tipo de Atividade aparecerá as opções que poderão ser selecionadas.

Apontamento de Abastecimento

No botão planejar atividade selecionamos a atividade Abastecimento.

Campos

  • Tipo de Atividade: Abastecimento;

  • Data estimada de início: Insira a data estimada da atividade;

  • Data estimada de fim: Insira a data estimada do fim da atividade;

  • Descrição: Opcional;

  • Etapa: Selecione a etapa

    • Colheita

    • Plantio

    • Pré-Plantio

    • Tratos culturais

    • Replantio

  • Estádio Fenológico: Selecionar o estádio;

Após selecionar clicar em próximo.

Na próxima etapa selecionaremos a área que será utilizada e clicamos em próximo.

Na próxima tela é possível selecionar a equipe para a manutenção, clique em próximo.

Nessa tela você inseri os dados do abastecimento.

Campos

  • Máquina: Selecione a máquina para uso;

  • Hodômetro / Horímetro:

  • Complexo: Selecione o Complexo;

  • Fazenda: Selecione a Fazenda;

  • Tanque: Após inserida as informações anteriores, insira o tanque;

  • Combustível: O produto é lançado automaticamente;

  • Local: Lançado automaticamente, é onde o combustível será manuseado para inserir na máquina selecionada;

  • Quantidade:

  • Data e horário:

Após essas manutenções clique no botão Salvar.

Quando for Salva a atividade ela irá para a sub-aba Atividades.

Apontamento de Colheita

Aqui ensinaremos como inserir um apontamento de Colheita no sistema, esse processo é efetuado através do botão + Criar Apontamento.

Colheita

Quando selecionamos a opção Colheita será aberta uma segunda tela.

Nessa tela selecionaremos a área que será efetivada a colheita e clique em Próximo.

Na próxima tela deverá selecionar a equipe da colheita, data e horário inicial e a data e horário final e clicar no próximo.

Na próxima tela será inserido os insumos da colheita e clique em próximo.

Nessa tela será inserido o maquinário para colheita, caso tenha implemento também será incluído e clique em Salvar.

Pesagem

Quando selecionamos a opção Pesagem será aberta uma segunda tela.

Nessa tela selecionaremos a área que será efetivada a colheita e clique em Próximo.

Na próxima tela deverá selecionar a equipe da colheita, data e horário inicial e a data e horário final e clicar no próximo.

Na próxima tela será inserido o produto colhido, nesse caso o peso pode ser inserido manualmente ou através do botão Capturar peso, após dados inseridos clique em próximo.

Nessa tela será inserido o maquinário, caso tenha implemento também será incluído e clique em Salvar.

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