A tela “Ordem de Manutenção” atende a execução de todas as manutenções executadas nos ativos da empresa, podendo ser vindas do plano de atividades ou lançadas diretamente na tela de Ordem de Manutenção.
Localizando a tela
No Navegador Sankhya, na caixa de pesquisa inserir a palavra Ordem de Manutenção, após localizada, clicar para a tela ser aberta.
Status da OM
Fluxo OM (não planejada)
Fluxo OM (planejada)
Quando o solicitante faz a abertura da OM, a mesma é inserida automaticamente com status ‘SOLICITADA’, indicando que a OM passará por uma análise de alguém chave no setor de manutenção.
Para analisar a OM o usuário deve clicar em ‘Aprovar OM’. O sistema abre uma tela com as mesmas informações de cadastro da OM e possibilita que o usuário aprovador edite as informações da OM. Além da edição da OM, o aprovador precisa informar, obrigatoriamente, o ‘Responsável’, o ‘Prazo de entrega’ e o ‘Tempo estimado’ para resolução da OM.
Após a aprovação, a OM tem seu status alterado para ‘ABERTA’ e fica disponível para o responsável efetuar os devidos apontamentos (lançamentos, avaliação de etapas e solicitação de materiais). As OMs originadas a partir de um Plano de Atividades são incluídas automaticamente com status ‘ABERTA’ .
Quando o usuário aprovador entende que a OM solicitada não é legítima, deve clicar em ‘Cancelar OM’ e registrar o motivo do cancelamento. A OM tem o status alterado para ‘CANCELADA’ .
Ao fazer registros dentro de ‘Lançamentos’, ‘Avaliação de etapas’ ou ‘Solicitação de materiais’, o status da OM é alterado para ‘EM ANDAMENTO’ .
Para concluir a OM, o usuário clica em ‘Concluir OM’. Quando a OM não possui etapas ou todas as etapas estão em conformidade, o status da OM é alterado para ‘CONCLUÍDA COMPLETA’. Quando a OM possui etapas não conforme o status é alterado para ‘CONCLUÍDA INCOMPLETA’ .
É necessário pelo menos um apontamento em ‘Lançamentos’ para a OM ser concluída, além disso, os campos ‘Data e hora de conclusão’ e ‘Tempo de máquina parada’ são obrigatórios para a conclusão.
Uma vez que a OM está concluída, o usuário solicitante precisa validar a solução. Ele registra a validação da OM no botão ‘Avaliar OM’. Após registrar a avaliação a OM fica com status ‘AVALIADA’.
Cadastro de OM
Para fazer o cadastro de uma nova OM pela tela de Ordens de Manutenção o usuário clicar em ‘Cadastrar Ordem de Manutenção’. O Sankhya-W abre um pop-up para o usuário preencher os dados necessários para o cadastro da Ordem de Manutenção.
Informa-se o “Ativo” buscando as informações do cadastro de ativos do módulo de manutenção.
O “Tipo de OM” é preenchido conforme a categorização das ordens de manutenção na empresa. O usuário precisa cadastrar o “Sintoma” da OM na tela de ‘Automação de OM’ esclarecendo o motivo da abertura da mesma.
É sinalizada a “Prioridade” da OM conforme a avaliação e necessidade do usuário que está cadastrando a OM.
Quando a manutenção neste ativo é impeditivo para o funcionamento da produção, a marcação
“Afeta produção” deverá estar marcada.
Quando a OM for recorrente, a opção “Retrabalho” deverá ser marcada e obrigatoriamente deverá inserir o número da “OM de origem” .
O registro da “Data e hora de entrada” é necessário para informar o momento em que o ativo deu entrada no setor de manutenção.
Existe a possibilidade de que a OM seja executada por uma equipe terceirizada. Nestes casos a marcação “Atividade terceirizada” deverá estar marcada.
Os detalhes da OM, o usuário preenche no campo “Descrição”.
Ao realizar o lançamento da ordem de manutenção é gerado automaticamente o número da OM, o qual é exibido na mensagem de sucesso da inclusão do registro.
Após criada, a OM fica disponível na tela “Ordem de manutenção” com status “Solicitada” , aguardando a aprovação de um usuário devidamente liberado à funcionalidade.
Na parte superior direito da OM são exibidas as principais informações do Ativo, sendo estas buscadas do cadastro do Ativo. Pode-se visualizar a foto do ativo, descrição, número de série/código, fornecedor, local, centro de custo, cliente, centro de trabalho, medidor atual, medidor acumulado.
Do lado superior esquerdo são exibidas as informações inseridas durante a inclusão da OM ou do plano de atividades. São eles: Número da OM, tipo de OM, usuário solicitante, responsável, sintoma, prioridade, afeta a produção, retrabalho, OM de origem, data e hora emitida, atividade terceirizada e descrição.
Geral
Na aba “Geral” é possível observar as informações quanto a execução da OM e principais indicadores envolvendo a OM.
EXECUÇÃO DA ORDEM DE MANUTENÇÃO
São exibidas as informações que abrangem o acompanhamento e finalização da OM. Os “Status” são preenchidos automaticamente conforme os processos já descritos neste documento.
O campo “Tempo estimado (hr)” é informado pelo usuário aprovador da OM no momento em que faz a aprovação da OM.
O preenchimento do campo “Horas paradas” sinaliza o tempo total em que o Ativo não esteve disponível para o trabalho, este campo é obrigatório para a conclusão da OM.
O “Total de horas” é a somatória de todas as horas apontadas em “Lançamentos”.
CONTROLE DE MEDIDOR
Quando no ativo existe o controle por algum tipo de medidor (horas, quilômetros ou metros) é necessário atualizar a medição no campo “Leitura medidor atual”. Esta informação atualizará o campo “Leitura medidor atual” no cadastro de ativos. Além disso, será registrado na aba ‘Histórico de Leitura’ um registro vindo da OM referente ao medidor atual.
Entende-se que o medidor sempre será igual ou maior que o medidor registrado no cadastro do ativo. Assim sendo, sempre que o usuário informar um medidor menor que a “Leitura medidor do ativo” e tentar concluir a OM, o sistema exibirá abaixo:
Se o usuário clicar em ‘Não’ a OM não será concluída, até o ajuste do medidor.
Clicando em ‘Sim’ o usuário é direcionado à tela “Troca de medidor”, onde fará o registro da troca e posteriormente a atualização do medidor atual no cadastro do ativo.
Lançamentos
Na aba “Lançamentos” são registrados os apontamentos das atividades executadas durante a resolução da OM.
Informa-se o “Parceiro” que executou a atividade, apontando o “Dia trabalhado (data)”, “hora início” e “hora fim”. Após a inclusão das horas, é feito o cálculo das horas lançadas no dia em “Total (hrs)”. Este apontamento será usado para cálculo do Tempo total de manutenção.
Horas improdutivas
Se durante o dia ocorrer interrupções é necessário lançar as horas improdutivas, o que é feito na aba “Horas improdutivas”.
Necessário preencher “Hora início” e “Hora fim” do período improdutivo. As horas improdutivas deverão ser subtraídas do “Total (hrs)” do lançamento.
É obrigatório informar o “Motivo” das horas improdutivas.
Etapas
Para as OMs planejadas, a aba “Etapas” é populada com os mesmos registros de etapas do plano de atividades. No entanto, conforme a liberação de acessos, pode-se incluir, editar e excluir etapas diretamente na OM sem que isso reflita no plano de atividades.
Produtos
Na sub-aba “Produtos” serão informados os produtos gastos para a execução da etapa. Quando preenchidos no Plano de atividades, são preenchidos aqui automaticamente.
Estes produtos também alimentam os campos da aba “Solicitação de materiais”.
Avaliação de Etapas
O processo de avaliação de etapas é o registro de conformidades e inconformidades das etapas definidas para a execução da OM.
A aba “Avaliação de Etapas” usa como insumo as etapas da aba “Etapas”, sendo que as alterações realizadas em “Etapas” reflete diretamente em suas avaliações.
As cores na grade da avaliação de etapas são configuradas quanto a criticidade configurada para cada Etapa.
Ao usuário compete registrar na avaliação se a etapa está “CONFORME” , “NÃO CONFORME” ou “NÃO SE APLICA”, pontuando as observações, quando houver.
Para as etapas não conforme, ao concluir a OM, poderão ser geradas outras OM destinadas à correção das etapas não conforme.
Solicitação de materiais
É comum durante a execução de uma ordem de manutenção, que produtos sejam utilizados ou peças precisem ser trocadas. Para automatizar este processo, na aba “Solicitação de materiais” o usuário informa os produtos demandados pela OM.
No botão ‘Importar materiais’, o usuário consegue inserir massivamente peças para troca. Para isso é necessário que as peças estejam devidamente informadas no cadastro do ativo.
Quando o usuário possui a informação do “Local” de armazenamento do produto e o informa, na tela é retornado o saldo do produto no campo “Estoque” .
Clicando no botão “Solicitar materiais”, é demandado um registro para a central de notas do Sankhya-W. O tipo de registro gerado (requisição interna, pedido de compra ou outro) é conforme a TOP informada no modelo pedido/nota amarrado ao parâmetro “TMEMODSAI — Modelo de Nota para Saída de Peças”.
Notas
A aba “Notas” efetua vínculo das notas fiscais geradas nas centrais, muito utilizada na vinculação de notas de serviços de manutenção terceirizados.
Histórico
Em “Histórico” ficam registradas todas as mudanças de status da OM.
Assim é possível criar a rastreabilidade do “Usuário” que fez a alteração, data, hora e os status alterados.
Avaliação
Na aba “Avaliação” é registrado, pelo próprio sistema, a avaliação feita pelo solicitante da OM após a sua conclusão.
Indicadores
PCM — Painel (Zydon Repair » Dashboards » PCM — Painel)
No agrupamento “Indicadores” pode-se ter informações relevantes sobre a execução da OM. O “MTTR” exibe o tempo médio de reparo desde ativo com base no histórico de intervenções, ou seja, o total de horas gastas dividido por todas as OMs deste ativo. O “MTBF” mede o tempo total disponível da máquina subtraído do tempo gasto nas OMs e dividido pelo total de paradas (OM) do referido ativo.