Na rotina de planejamento de atividades será possível a criação de planos de manutenção (preventiva, preditiva, rotas de lubrificação, inspeção e check-list) periódicos (por horas, dias, meses, metros e quilometragem) através da adição de serviços padrão envolvendo etapas, procedimentos e produtos.
Capaz de gerar estimativa de tempos de execução em função de cada atividade e seu período de inatividade. Os planos de manutenção são parametrizáveis para emitir alertas e envios de e-mail de acordo com uma tolerância pré-definida para cada tipo de manutenção, permitindo que a equipe de manutenção esteja sempre atualizada das Ordens de Manutenção (OM) agendadas. Com este recurso será possível incluir diversos ativos para um mesmo plano de manutenção bem como gerar vários planos para um mesmo ativo.
Para cadastrar os planos de atividades, acessar a tela “Plano de Atividades”.
No Navegador Sankhya, na caixa de pesquisa inserir a palavra Plano de Atividades, após localizada, clicar para a tela ser aberta.
Cód. Atividade- Gerado automaticamente pelo Sankhya-W ao fazer a inclusão do plano de atividades.
Descrição- Descrição do plano de manutenção, de acordo com a necessidade do negócio.
Ciclo de inspeção- Definida o tipo de periodicidade da execução da OM. O ciclo de inspeção varia conforme o tipo de controle de cada ativo podendo ser: horas , dias , semanas.
Periodicidade- Diretamente ligada ao ciclo de inspeção, o usuário o informa de acordo com o ciclo que o plano de atividades vai ser executado.
Tempo Previsto- Gerado automaticamente a partir do cadastro de “Etapas” no plano de atividades
Criar Alerta- Com a flag ligada será emitido um alerta por e-mail e mensagens via Sankhya- W para o responsável do plano de atividades.
Alertar Faltando- Estipular quantidade de tempo para que o alerta do plano de atividades seja disparado.
Tolerância- Tolerância do prazo de tratamento do plano de atividades.
Tipo de Manutenção- Vincular qual o tipo de manutenção será utilizado no plano de atividades, os tipos de manutenção utilizados no plano de atividades devem ser previamente cadastrados como o tipo preventivo.
Empresa- Em qual empresa o plano de atividades vai ser executado.
Calibração- Ligar a flag se o plano de atividades for voltado para um plano de calibração.
Alertar Responsável- O responsável por aquele ativo recebe alertas via e-mail/notificações Sankhya.
Alertar Contato- O contato do responsável pelo ativo recebe alertas via e-mail/notificações Sankhya.
Cód. Plano de Calibração- Caso o plano de atividades for um plano de Atividades voltado para calibração vincular o código do plano de calibração, previamente cadastrado na tela “Plano de Calibração”.
OBS: Caso o ciclo de inspeção seja configurado em ‘horas, quilômetros ou metros’, será feito um cálculo para termos preenchido o campo ‘Previsão de entrega’ na “Ordem de manutenção” e ser apresentado também na “Agenda Manutenção”.
Esse cálculo será feito com o registro somado dos últimos 7 históricos apresentados no cadastro de ativos, aba ‘Histórico de Leitura’. Com base nesse registro, e usando a periodicidade preenchida no planejamento, teremos uma data aproximada para execução da manutenção.
Fórmula:
ÚLTIMO REGISTRO - PRIMEIRO REGISTRO / 7 = MÉDIA
HORÍMETRO/ ODÔMETRO DO PLANO DE ATIVIDADES / MÉDIA = QUANTIDADE DE DIAS CORRIDOS
DIAS CORRIDOS - QUANTIDADE DE DIAS A PARTIR DO LANÇAMENTO DA OM = QUANTIDADE DE DIAS RESTANTES = CAMPO DATA PREVISTA
Etapas
A manutenção planejada possui etapas a serem verificadas, nas quais o executante da manutenção precisará informar a situação de conformidade do ativo.
Etapa- Qual a descrição da etapa a ser executada dentro da O.M
Ordem- Ordem de tratamento dessa etapa dentro da O.M.
Tempo- Tempo gasto para que seja executada a etapa dentro da O.M.
Gera corretiva para não conformidade?- Quando a flag estiver ligada e na avaliação de etapas da ordem de manutenção for colocado como “Não conformidade” será gerada uma O.M corretiva para essa etapa vinculado ao ativo.
Criticidade- Qual é a criticidade que envolve o tratamento dessa etapa. Lembrando que a criticidade deve ser previamente cadastrada na tela “Cadastro de Criticidade”.
Tipo de Manutenção da Corretiva- Essa opção será liberada quando a flag de gera corretiva para não conformidade estiver ligada, onde vamos informar qual vai ser o tipo de manutenção será vinculada essa Ordem de manutenção.
Recomendações- Quais são as recomendações vinculadas a essa etapa do plano de atividades, nesse campo pode descrever exatamente como deve ser feita a etapa no plano.
Dentro de cada etapa cadastrada em um plano de atividades, podemos vincular os produtos que vão ser gastos.
Produtos
Em algumas situações a execução da etapa poderá demandar a utilização de produtos, como a lubrificação de peças em que é necessário usar um produto lubrificante para a conclusão da etapa.
Produto- Informar qual produto vai ser gasto na etapa do Plano de atividades. Vamos utilizar as informações cadastradas na tela de produtos do Sankhya.
Unidade- Preenchido automaticamente conforme produto selecionado, a unidade será a cadastrada na tela de produtos do Sankhya.
Quantidade- Qual a quantidade de produto que será utilizada na execução da etapa.
Local- Qual o Local que esse equipamento terá origem. Buscamos informações na tela de Locais do Sankhya.
Alertas
Nessa tela será vinculado o parceiro que será alertado para o plano de atividades conforme estabelecido no ciclo de inspeção e periodicidade.
Parceiro- Informar o cód. parceiro do sankhya que será notificado via e-mail
E-mail- Campo será automaticamente preenchido, se no cadastro do parceiro estiver com o e-mail preenchido.
Ativos
Tela onde será vinculado os Ativos que farão parte do plano de atividades. Um plano de atividades pode ter um ou mais ativos para execução.
Ativo- Cód. do ativo cadastrado na tela cadastro de ativos;
Código/Placa/TAG- Preenchimento automático caso a informação esteja preenchida na tela de cadastro de ativos;
Responsável- Determinar quem é o responsável pelo ativo dentro do plano de atividades. Caso você trabalhe com algum tipo de serviço, será necessário selecionar qual tipo de serviço está sendo executado, qual equipe, qual responsável, e caso necessário, qual membro que irá ser o responsável por determinado ativo.
Data Base- Data e hora de início da contagem da periodicidade do plano de atividades para esse Ativo;
Data Fim- Preencher a informação apenas se o ativo possui uma data fim dentro desse plano de atividades, caso contrário deixar a informação em branco;
Família- Preenchimento automático caso a informação esteja preenchida na tela de cadastro de ativos;
Data da última OM realizada- Preenchimento automático a partir da geração de ordens de manutenção para esse ativo;
Medição Base- Medição base para manutenção desse ativo, a informação não é obrigatória caso tenham a necessidade que o plano de atividades siga conforme periodicidade estabelecida.
Após vincular todos os ativos dentro do Plano de Atividades, possui a necessidade de gerar a 1ª ordem de manutenção desse plano:
Acessar a aba de ativos, selecionar o ativo que será gerada a ordem de manutenção e clicar em Gerar OM.
Referência(s) do(s) Ativo(s)
A Referência do Ativo será utilizada quando o Ativo possui uma referência no cadastro de ativos e deseja que todos os ativos referenciados sejam automaticamente vinculados ao plano de atividades.
Código- Preenchido automaticamente conforme gerado a referência do ativo;
Referência de Cadastro- Qual será a referência do cadastro (Centro de trabalho, Produtos, Veículos, Bens); Mais utilizados para produtos
Cód. Referência- Qual o código de referência de acordo com a Referência selecionada;
Tipo de Serviço de Manutenção- Qual o tipo de serviço de manutenção será vinculado às novas ordens de manutenção;