Cadastro de Ativos

Cadastro de Ativos (Zydon Repair » Cadastros » Cadastro de Ativos)

Tatyane avatar
Escrito por Tatyane
Atualizado há mais de uma semana

Esse cadastro é um registro que contém o maior número possível de dados das máquinas e equipamentos, onde são anotadas informações sobre: construção, compra, origem, transporte e armazenagem, operação e manutenção, necessidades de sobressalentes, referências sobre desenhos e manuais técnicos e assistência técnica. Abaixo ensinaremos sobre os campos e o que fazem nessa tela.

Localizando a tela

No Navegador Sankhya, na caixa de pesquisa inserir a palavra Cadastro de Ativos, após localizada, clicar para a tela ser aberta.

Código- Alimentado de forma automática ao fazer a inclusão do cadastro do Ativo no Sankhya-W.

Para facilitar a visualização durante a execução da OM, o usuário pode vincular o cadastro do ativo a uma imagem no campo “Foto Ativo”. Para garantir uma menor distorção da imagem é necessário fazer o upload da imagem em recorte 4:4.

A marcação “Item Ativo” quando habilitada, possibilitará movimentações com o ativo. Caso contrário torna o inativo, impossibilitando assim a sua utilização.

Uma vez que o cadastro de ativo pode ser associado com outros cadastros no Sankhya-W, o campo “Referência de cadastro” servirá como indicador desta ligação. Sendo que:

  • Bens (Patrimonial)- Busca do cadastro de bem do módulo patrimonial (obrigatório ter o módulo patrimonial).

  • Centro de trabalho (Produção) - Busca referências no módulo de produção (obrigatório ter o módulo de produção)

  • Veículos- Busca do cadastro de veículos

  • Produto- Busca do cadastro de produtos.

Descrição- Este campo assume a descrição da referência utilizada. Caso não tenha referência informada este campo é um campo aberto para imputar a informação. (OBS: mesmo tendo a referência, o campo pode ser alterado)

Código / Placa / Tag- Possibilita controlar o ativo por estas informações.

Carga Horária Semanal- Carga horária do equipamento.

Empresa- Qual empresa o equipamento faz parte.

Informações Complementares

Nesta aba, podemos complementar o cadastro de ativos para que o mesmo fique mais robusto e de acordo com as regras de négocio de cada empresa.

Local- indicar onde está fisicamente o ativo através do campo “Local”, o qual precisa estar cadastrado previamente em “Locais”.

Centro de Resultado- Centro de custo do equipamento, responsável por gerenciar e controlar os custos e despesas. Utilizar conforme regra de negócio de cada empresa.

Projeto- Projeto é um esforço temporário com início e fim definidos. Projetos são planejados e executados para atingir objetivos específicos. Utilizar conforme regra de negócio de cada empresa.

Centro de Trabalho- Um centro de trabalho pode ser um local físico ou um equipamento, para isso é necessário possuir o módulo de produção (Preenchimento não é obrigatório).

Cliente- Utilizado quando o Ativo for alocado em algum cliente, dessa forma vamos utilizar a tela de parceiros do Sankhya.

Tipo de Controle- Informar qual o tipo de controle do ativo, pode ser Quilômetro, metro e horas (Odômetro e Horímetro).

Leitura Acumulada do Medidor- Qual a leitura acumulada do equipamento de acordo com o medidor no ato de cadastro do equipamento

Fornecedor- Utilizado quando o equipamento possui um fornecedor específico para compras de materiais.

Família- Utilizado para associar o ativo à uma família existente. Ele servirá como um agrupador no cadastro dos ativos. (Obs: Este campo é um auto save ou seja tudo que digitar será imputado automaticamente para uma possibilidade de seleção no próximo cadastro de ativos)

Início de Funcionamento- Início do funcionamento do equipamento.

Leitura Atual do Medidor- A leitura atual do medidor conforme o tipo de controle informado.

Natureza- Responsável por gerenciar e controlar as receitas ou despesas. Utilizar conforme regra de negócio de cada empresa.

Validade (em dias): Validade do certificado de calibração

Data da Última Calibração: Se a Calibração for feita dentro do zydon repair, o campo será preenchido automaticamente após concluir a O.M de planos de calibração.

Data da Próxima Calibração: Se for criado um plano de atividades de Calibração, será preenchido com a data da próxima calibração de acordo com o plano de atividades estipulado.

Chassi: Informação preenchida automaticamente caso a informação esteja preenchida na tela de veículos ou módulo patrimonial. (Informação será preenchida se o cadastro do ativo tiver o campo referência de ativos preenchido).

Componentes

O cadastro de componentes é um meio de enriquecer o cadastro de ativo, além disso a partir dele conseguimos cadastrar peças que podem ser utilizadas em uma manutenção.

O ativo poderá ser associado aos seus componentes, os quais precisam estar previamente cadastrados na tela de ‘Cadastro de Componentes’. Acessar na barra de pesquisa do Sankhya a tela Cadastro de componentes

Na tela de “Cadastro de Componentes” fazer o preenchimento dos campos:

Código: Código é preenchido automaticamente conforme cadastros vão sendo gerados no sankhya, é um campo sequencial.

Produto: Caso queira vincular um produto, há a possibilidade de inclusão. (Campo não obrigatório)

Descrição: É o local onde informamos a descrição do componente.

Empresa: De qual empresa é esse componente será vinculado.

Após o Cadastro dos componentes, vincular dentro do Cadastro de Ativos.

Peças

O Cadastro de peças é vinculado dentro dos componentes dos Ativos, a partir desse cadastro podemos mapear todas as peças de cada componente. O cadastro de peças é feito na tela de ‘Produtos’.

O cadastro de produtos do Sankhya consegue também controlar o estoque.

Código da Peça- Código do produto dentro da tela nativa de produtos

Quantidade- Quantidade de peças utilizadas no componente

Unidade- Informação estabelecida conforme cadastro de produtos

Aba Ordem de manutenção

Na aba ordem de manutenção será apresentado todo o histórico das manutenções já executadas para o ativo selecionado. Esse histórico pode vir de um plano de atividades ou manualmente gerado na tela de ‘Ordem de Manutenção’.

Aba Troca de medidores

Apresenta um histórico de trocas de medidores executadas, usando dados da tela de “Troca de Medidores”.

Aba Histórico de Leitura

Apresenta um histórico de leitura de medidores atuais trazendo informações da tela de “Registro de Medidor”, “Ordem de Manutenção”.

Aba Contratos

A tela de contratos é utilizada quando o cliente possui equipamentos locados para os parceiros e utiliza o módulo de contratos do Sankhya.

As informações são preenchidas de acordo com as informações dos contratos existentes.

Aba Histórico de contratos

Na tela de histórico de contratos vai trazer as informações vinculadas aos contratos do Ativo. As informações serão preenchidas automaticamente caso você utilize o módulo de contratos do Sankhya.

Aba Histórico de contratos

Na aba de histórico de planejamento será exibido todo o histórico de ordens de manutenção que envolvem os planos de atividades ou seja ordens de manutenção preventivas.

Respondeu à sua pergunta?