Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesMódulos SankhyaZydon PECCadastro
Como ativar/configurar o “Registre-se”?
Como ativar/configurar o “Registre-se”?

Passo a passo da liberação e cadastro do usuário pelo site

Tatyane avatar
Escrito por Tatyane
Atualizado há mais de um ano

Na página inicial temos a opção do usuário solicitar um cadastro através do botão Registrar, após clicar no botão é direcionado para a página de cadastro.

Página inicial

Página de cadastro

Caso tenha interesse nesta funcionalidade basta seguir os seguintes passos:

Localizando a tela

No Navegador Sankhya, na caixa de pesquisa inserir a palavra Config. Solicitação de Acesso, após localizada, clicar para a tela ser aberta.

Config. Solicitação de Acesso (Portal do Cliente » Configurações » Geral » Config. Solicitação de Acesso)

Nesta tela é onde se configura os parâmetros para cadastro de parceiros pelo portal:

Campos

  • Aprovação automática: se este campo estiver marcado, ao receber uma nova solicitação de acesso dentro do Sankhya, não será necessária nenhuma ação para aprovação, indo direto para o menu, contatos do parceiro cujo CNPJ foi informado na solicitação.

    Caso seja um parceiro novo e o CNPJ não exista para nenhum parceiro, será criado um parceiro com os campos obrigatórios preenchidos e o contato já preenchido na aba contatos. Estando este campo desmarcado, será necessário efetuar a liberação na tela de solicitação de acessos.

  • Ativo: Se a configuração está ativa ou não, ressaltando que apenas uma configuração deve ficar ativa

  • Usuário liberador: Aqui deve-se informar um usuário específico, caso seja da vontade do cliente, para fazer as aprovações das novas solicitações que forem chegando, se não for preenchido, os usuários que tiverem acesso à tela de liberação poderão liberar, caso seja definido como usuário liberador o 0 ele sempre será o SUP.

Na parte inferior temos a aba “Campos” que já vem com os campos básicos para um cadastro de parceiros no sistema:

  • Nome do parceiro

  • Tipo de pessoa

  • CNPJ/CPF

  • Cód. Cidade

  • E-mail

  • Contato

  • Caso seja necessário adicionar mais algum campo, basta clicar no botão de incluir (+), aqui pode-se incluir qualquer campo da tabela de parceiros (TGFPAR).

Com essa configuração efetuada aparecerá no portal o botão Registrar, ao clicar nele, a seguinte tela será apresentada para preenchimento dos campos:

Deve-se preencher todos os campos conforme exemplo:

Após o preenchimento deve clicar no botão “Cadastrar”, então será apresentada a seguinte mensagem:

Dentro do Sankhya a solicitação irá gerar uma notificação para o usuário definido como liberador (caso tenha sido definido), informando que chegou acesso para ser liberado, por meio desta notificação a tela de solicitações de acesso poderá ser aberta conforme exemplo:

Ou também poderá ser aberta através da aba Solicitação de Acesso:

Solicitação de Acesso (Portal do Cliente » Solicitação de Acesso)

A aprovação ou recusa é efetuada através do menu outras opções, quando aprovado um novo usuário, o campo “status” passa de pendente para aprovado, no caso deste exemplo da tela parceiros como não existia o CNPJ no sistema foi cadastrado automaticamente:

Caso a configuração para solicitação esteja como “Automática” a mensagem ao solicitar será “Solicitação enviada com sucesso” e não será necessária a aprovação.

Observação Importante: O cadastro de parceiros, por norma, efetua a validação da classificação fiscal deste, portanto, quando se trata de Consumidor Final Contribuinte, Consumidor final Não Contribuinte ou Produtor Rural, o Sankhya exige a Inscrição Estadual. Dessa forma, se a classificação ICMS se tratar de algum dos que não foram citados acima, não precisará da Inscrição Estadual.

Respondeu à sua pergunta?